terça-feira, 13 de janeiro de 2015

DEVIDO A SECA RESERVATÓRIOS DO RN ENCONTRAM-SE EM SITUAÇÃO CRÍTICA




Do Jornal de Hoje:


Se não chover o suficiente para os reservatórios da região do Seridó receberem novas águas, mais cidades entrarão em colapso no Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, dos 90% dos municípios que estão localizados no semi-árido potiguar, 80% estão em situação crítica, ocasião que exige da secretária e do Governo do Estado a elaboração de um plano emergencial.

O cenário mais preocupante vem se formando em Acari. O Açude Gargalheiras, que tem capacidade para 44,5 milhões de m³ d’água, possui apenas 1,1 milhão de m³ – 2,63% de sua capacidade, de acordo com o último levantamento feito pela secretaria realizado no dia 8 de janeiro de 2015.

As barragens de Santa Cruz, em Apodi, Umari, em Umarizal e Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, são as que se apresentam em situação mais confortável, com 40%, 36% e 32% de suas capacidades, respectivamente. Em contrapartida, outros importantes reservatórios aumentam a preocupação do governo do estado, como a barragem Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó, que está com 1,88% da capacidade, e o Açude de Pau dos Ferros, com 1,75%.

De acordo com dados da secretaria, os reservatórios que deverão entrar em situação de emergência nos próximos meses, caso não haja chuva, são o Boqueirão (Parelhas), que está com 13,68% da capacidade; Sabugi (São João do Sabugi), com 13,67%; Itans (Caicó), com 9,27% e Cruzeta, com 7,73%.

A barragem de Oiticica, que vem sendo construída no leito do rio Piranhas-Açu, entre os municípios de Caicó, São Fernando, Jardim de Piranhas e Jucurutu, seria a “carta na manga” do Governo do Estado para atender a situação dos municípios em crise, caso estivesse com as obras em andamento. Porém, as constantes interrupções que a obra vem sofrendo colocam a expectativa de inauguração da barragem apenas para 2017.
A obra da barragem foi paralisada pela terceira vez pelo Movimento dos Atingidos pela Barragem de Oiticica, que cobram direito dos agricultores ainda não cumpridos pelo Governo do Estado. Nas reivindicações dos agricultores estão o pagamento das indenizações de 127 processos judicializados; conclusão da terraplenagem do Alto do Paiol; a definição de desapropriação de área para construção do novo cemitério de Barra de Santana; garantia financeira para as contrapartidas do projeto geral da barragem e, em especial, para as questões sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário