terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

PREVISÃO É DE RETORNO DE CHUVAS PARA O INTERIOR DO RN, DIZ METEOROLOGISTA DA EMPARN



Uma massa de ar quente que se formou sobre os estados do Rio Grande do Norte e Paraíba interrompeu as chuvas no sertão desses dois estados, mas elas devem voltar nos próximos dias. A previsão é do meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn).

Ele disse que a temperatura das águas de superfície do Atlântico Sul subiu um grau nos últimos dias, elevando a umidade e criando, com isso, condições favoráveis à ocorrência de chuvas no sertão nordestino. Além disso, o Pacífico, que está em situação de neutralidade, caminha para o que os meteorologistas chamam de La Niña. O equilíbrio só não é perfeito porque no Atlântico Norte a situação ainda não é totalmente favorável.



É baseado nesse quadro que o meteorologista prevê um volume de chuvas este ano maior que o verificado em 2014.  Mesmo com inverno, uma coisa é certa: não haverá chuva suficiente para repor totalmente os estoques dos reservatórios de água no Rio Grande do Norte. Para isso ocorrer seria necessário um ano extremamente chuvoso, com média acima de 1.000 milímetros, e isso só ocorreu uma vez nos últimos 50 anos. Foi em 1974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário